domingo, 30 de junho de 2013

A UNIFESP, a reitoria, politicas publicas, o que anda acontecendo?

Após 7 anos de campus Diadema, a UNIFESP aqui se apresentar fragmentada (com 4 unidades), sem bandejão e com pouca acessibilidade para deficientes físicos. Nos ultimos meses não só o país resolveu levantar a voz, o grupo de docentes do campus também resolveu agir e demonstrar sua insatisfação.
Em busca de apoio, vários docentes entregam parte de sua aula para conversar com os alunos e expor seus pontos. A associação de professores mostrou seu repudio a mudança do prédio para o "cadeião", um prédio que fica na avenida Alda entre o florestan e o eldorado. Este repúdio se dá por causa de segurança, mas não só por isso. Foram 7 anos "brigando" com a infra-estrutura, e a solução é alugar um prédio que custa 20 milhões por ano? A solução definitiva vai demorar mais 10 anos para sair?
   A solução proposta é que a entrada de novas turmas seja cancelada até que o prédio definitivo esteja pronto. ao que parece os 7 anos de insatisfação se acumularam, e agora a unica atitude viavel é chamar atenção para o campus que não abriu o vestibular em 2015, por não haver estrutura, falha de um governo que expandiu sem planejar as universidades federais.
    Sobre o ponto da segurança, a prefeitura de Diadema se pronunciou falando que não pode fazer nada, e que isto é de cunho do governo estadual.
   E os alunos? Os alunos ainda não tem uma opinião valida, houve uma assembléia, que foi mal divulgada e não compareceram alunos o suficiente para se dar uma opinião representativa dos alunos da UNIFESP. Porém, pensando friamente, como os docentes querem nosso apoio, sem nos divulgar as ideias deles? Sem uma comunicação adequada? A ideia da fechada do campus para novos alunos surgiu numa assembléia docente e só foi levantada na assembléia com a reitoria. Muitos alunos podem se posicionar a favor, porém, não havia esse esclarecimento sobre a situação.
   Um aluno presente na assembléia levantou a voz e disse que os alunos não concordam com o fechamento do campus para novos alunos, porém, como já foi dito isto ainda não foi votado de forma representativa. Talvez o aluno tenha se expressado mal, mas devido a isto a reitora interrompeu a reunião e disse que voltaria após 1 mês para ouvir a opinião do campus.

   Então, agora é hora de discutir e pensar se isto é realmente uma boa opção. Estamos ouvindo, durante algumas aulas, as opiniões de vários professores. Qual é a visão do aluno da UNIFESP? Forme sua opinião e compareça na próxima assembléia. VENHA LUTAR POR UMA UNIFESP MELHOR!
   
   

3 comentários:

  1. Sou aluno recente do campus, e fiquei surpreso ao ver a 'estrutura' física oferecida aos alunos e professores de Diadema (UNIFESP).Ingressei em um período em que, para minha felicidade', a instituição entrava em greve. O que me espantou foi a passividade dos discentes (ao menos o que eu vi) diante da tentativa de mudança fortemente adotada pela grande maioria dos docentes. É óbvio que existe uma péssima gestão administrativa por trás de tanto'desleixo' com a comunidade UNIFESP-Diadema, mas não podemos ser 'coniventes' com tal gestão,cabe a nós demonstrar insatisfação, somos os maiores representantes da universidade, e temos poder absoluto sobre a administração, basta sabermos exercê-lo, por bem, ou por 'mal'.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, três esclarecimentos:
    1. O custo estimado do "cadeião" é de R$ 20,8 milhões em 5 anos de contrato de aluguel, e não por ano, como informado aqui.
    2. A possibilidade de não entrada de novas turmas por dois anos é apenas uma alternativa a ser discutida para contornar o problema da infraestrutura. O fato é que já não há salas suficientes para o próximo semestre com as turmas atuais... Temos consciência que uma proposta vinda dos docentes tem influência significativa, mas estejam certos que a nova gestão da reitoria está aberta aos alunos. Recomendo que se organizem e peçam uma audiência com ela para expor seus pontos de vista. Ela tem recebido todos que solicitam um tempo.
    3. Não houve interrupção da reunião por parte da reitora e o vídeo que será disponibilizado no site da UNIFESP mostra isso claramente. O que ocorreu é que o formato da reunião proposto pelo Conselho de Entidades (que congrega as representações da comunidade acadêmica) estabeleceu uma dinâmica à reunião, que foi encerrada quando todos se pronunciaram. No final, foi dada a oportunidade de os alunos fazerem 3 perguntas adicionais. Aliás, os alunos sempre foram o primeiro segmento da comunidade acadêmica a fazer perguntas e considerações. Quem encerrou a reunião foi o Prof. Raul (presidente da Adunifesp) e também foi ele quem propôs nova audiência dentro de um mês.

    Recomendo enfaticamente que se organizem e conversem com seus docentes sobre o assunto. O momento é muito importante e a participação ativa de vocês é essencial para conseguirmos fazer de nosso campus o ambiente universitário pleno que todos almejamos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Décio,

      Agradecemos pelos informes e esclarecimentos. Estaremos avaliando isto e publicaremos uma errata assim que possível.

      Excluir