Nesta reunião da comissão de curso dois novos membros foram homologados. Estes são: o Luís Otávio Junqueira (Cebola), que passou da congregação para a comissão de curso, e a Prof. Luciene Minarini assumindo a comissão de TCC, para substituir a prof. Daniela.
Foram citados pontos da congregação como informe, dentre eles a prorrogação do prazo da devolução do Florestan, os problemas para locação de novos prédios e o inicio PREVISTO do RU em JUNHO.
Sobre o curso foram discutidos:
O cancelamento da UC cito-hematologia II, do 9º termo do integral, por não haver professores capacitados para leciona-las (A unica prof. estará de licença maternidade). Não foi chegado em nenhuma conclusão, adiando-se a discussão de tal tópico.
O MEC está pressionando a comissão para que sejam cumpridos 2 requisitos básicos para aprovação final do curso de farmácia. A primeira é uma UC para fornecer conhecimentos étnicos sociais sobre índios pardos e negros, a comissão está discutindo a possibilidade desta ser lecionada no campus guarulhos. (AO MEU VER, já é difícil alguém se inscrever numa UC basicamente de humanas, imaginem ter que ir pra guarulhos para faze-la). A segunda são os problemas de acessibilidades. Ambas exigências serão difíceis de se cumprir, porém DEVEM ser cumpridas o mais rápido possível.
Foi discutido a possibilidade de alterar o ponto de corte (devido a entrada de um aluno com 350 pontos), porém, foi citado que seria imprudente alterar essa nota sem a média dos ingressantes, portanto a discussão foi adiada.
A UC metodologia está sem professor responsável, porque nenhum deles quer assumir, e haverá ainda discussões sobre o assunto.
A UC cosmetologia teve seus pré-requisitos alterados para Farmacotécnica I.
Foi discutido a carta de reclamações sobre a UC química analítica, os profs. se mostraram preocupados, e resolveram conversar com o prof. em questão para ouvir os dois lados.
O aluno representante. teve de sair mais cedo, logo mais postarei a ata para maiores informações.
De modo geral a comissão de curso não tomou muitas atitudes nesta reunião, portanto não existem muitos tópicos a discutir. O mais preocupante é a discussão sobre a nota de corte e os problemas nas UCs cosmetologia e metodologia.
Relato exato do representante discente da comissão do curso:
"
O professor Paulo Minarini começou a reunião com a homologação dos novos membros da comissão de curso: Eu (Luís Otávio Junqueira) e Prfa. Luciene Andrade da rocha Minarini (Presidente da Comissão de TCC).
Em seguida partiu-se para os informes da Comissão. De modo geral os informes rodaram em torno dos informes passados na Congregação de abril e maio (vide informes da Congregação). Os mais importantes para o corpo discente são:
1) Imprecisão sobre a locação de um novo prédio para o ano que vem com prorrogação do prazo de devolução do Florestan Fernandes e renovação do contrato de aluguel do Brasília.
2) Início das atividades do RU prevista pra JUNHO.
Em seguida seguimos à Ordem do Dia:
1) Cancelamento da UC de Cito-hematologia II: a UC, a ser oferecida no 9º termo Integral, ficou cancelada por motivo de afastamento de gravidez da única professora concursada e capacitada para ministrar a UC. Um concurso para uma nova vaga permanente na área já estava sendo concursada mas ele foi adiado para adequação por uma denúncia anônima ao Ministério Público.
Surgiram várias ideias de como resolver isso no próximo semestre (como por exemplo fornecer a UC de forma condensada com Cito-hematologia I ou oferecer as duas em paralelo) mas decidiu-se que isso será discutido no próximo semestre.
2) O MEC enviou uma diligência com as recomendação a serem acatadas para o reconhecimento em definitivo do curso. Essas adequações envolviam:
a) UC que fornecesse conhecimentos étnico-sociais sobre pretos, índios, pardos. Ficou acertado que, seguindo o exemplo do que já está sendo estudado na química, essas UC's serão oferecidas no campus Guarulhos e incluídas no Plano Pedagógico do curso.
b) Problemas de acessibilidade ao campus. Isso será resolvido depois. (Não se sabe quando nem como, mas TEM que ser logo).
3) Alteração do Ponto de Corte para o ingresso no curso. Motivado pela fala do Prof. Etelvino em uma outra comissão o Prof. Paulo decidiu trazer para o curso a discussão da definição de uma nota mínima para o ingresso no curso. Isso porque o último aluno que entrou em Farmácia tinha uma nota por volta de 350 pontos. O prof. Newton achou imprudente alterar essa nota sem nenhum embasamento da média dos pontos dos ingressos pois poderia gerar vagas ociosas que vão contra as recomendações do MEC. Dessa forma ficou decidido que essa discussão ocorrerá novamente na próxima reunião.
4) A UC de Metodologia Científica está no "limbo" entre os professores. Ninguém quer assumir responsabilidade efetiva e permanente sobre a UC. Dessa forma ficou acertado que haverá uma discussão sobre a readequação da UC e quem ficará responsável sobre a mesma.
5) Eu e o Prf. Fábio Kumrow ficamos responsáveis pela comissão eleitoral dos novos membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE).
6) A UC de Cosmetologia teve seus pré-requisitos alterados. Por uma votação de 3 votos a favor e 2 contra (um deles meu), o pré-requisito da referida UC passa agora a ser Farmacotécnica I (futura Tecnologia Farmacêutica I).
7) Houve a discussão de uma carta reclamação sobre a UC de Química Analítica Qualitativa oferecida ao 4º termo Noturno no último semestre.
Os professores se demonstraram muito preocupados quanto às regras desobedecidas e disseram que chamarão o professor citado na carta para a próxima reunião de modo a "ouvir os dois lados".
Este era o último tópico da reunião mas não pude ficar até o final da reunião então não sei o que de fato ficou decido sobre o assunto."